em Liderança

Fazer com que todos os membros da equipe estejam de acordo com as decisões que são tomadas, nem sempre é uma tarefa fácil. Para chegar nessa unidade e consequentemente conseguir o apoio de todos do time, é importante entender quais níveis existem.

O primeiro é a Aceitação. Nesse nível, as pessoas aceitam suas decisões sem perguntar e, muitas vezes, sem se importar. Isso pode acontecer pelo simples fato deles entenderem que o “custo” da pergunta não vale a resposta.

O segundo nível é a Concordância. O time concorda com você e está irá apoiar suas decisões, porém o envolvimento é somente racional. Caso convencidos de que outra opção é mais sensata ou logicamente correta, será fácil fazer com que eles deixem de apoiá-lo.

O nível mais alto de unidade é o Alinhamento. Quando todos estão de acordo em apoiar suas decisões, mesmo sem necessariamente concordar com ela. Esse nível mostra que o time está organicamente integrado e mesmo que haja alguma discordância, todos seguirão o mesmo caminho.

A parte mais complicada é você, enquanto líder, entender em que nível está e o que pode fazer para chegar até o Alinhamento. Conhecer seu time e quais as motivações de cada um é um grande começo.

Comente!

Comentário