em Apresentações

A comunicação é parte importantíssima para a formação de um bom profissional, porém poucas pessoas dão a devida ênfase para essa habilidade. Na área de TI esse problema é muito mais aparente, os profissionais acreditam que um conhecimento técnico é tudo o que precisam para o sucesso, entretanto as exigências podem ser um pouco diferentes.

Quando precisam apresentar os resultados de seus trabalhos, os profissionais de TI acabamse dedicando e tropeçando em apresentações cheias de informações extramente técnicas que servem de poderoso sonífero para quem está na plateia.

Dê uma olhada nessas dicas de como fazer uma apresentação mais elaborada e reter a atenção do público durante toda a apresentação.

  1. Planeje-se: começar a fazer a apresentação de última hora, é uma cilada. É preciso que informação que está sendo apresentada tenha uma fluidez e um alinhamento entre slide e discurso do apresentador.
  2.  Mantenha suas apresentações curtas: se você não é um professor, você está fazendo apresentações para mostrar o planejamento ou resultado de um trabalho, portanto use poucas lâminas para isso. Encontros muito longos são tediosos e acabam sendo desrespeitosos com a plateia.
  3. Conte uma história: toda apresentação é um a história e por isso deve ter suas partes conectadas, o que passa a sensação de fluidez para o público. De qualquer outra forma, você está apenas jogando informações em seu público, o que dificulta a absorção da informação.
  4. Interaja: evite monólogos. Conheça o conteúdo que está sendo apresentado e coloque ganchos para fazer perguntas para a plateia e consiga a resposta deles. Dessa forma você evita com que eles caiam no sono profundo que só uma apresentação pode causar.
  5. Movimente-se: isso evita com que as pessoas fiquem olhando para o mesmo lugar sempre. Use também as mãos como fator de ênfase para o que está sendo apresentado.
  6. Atenção ao tom de voz: ele é parte importante do que a plateia deve realmente prestar atenção e qual a mensagem que está sendo passada. Um tom de voz linear e monótono trata como igual toda informação que está sendo apresentada além de incentivar a pesca entre os ouvintes.

Será que você presta atenção em todos esses itens quando está fazendo suas apresentações? Quais outras dicas você considera importantes?

Comente!

Comentário