em Liderança

Nem todos os gestores são realmente líderes e não necessariamente precisam ser. Ambos os perfis são importantes para o sucesso corporativo, mas é importante que existem diferenças e que você não precisa buscar uma posição de gestão para começar a fazer a diferença no seu time.

Gestores usualmente devem possuir habilidades de controle de atividades, gestão de tempo, comunicação e especialmente pessoas. Entender o que é importante para cada perfil de sua equipe e quais as aspirações de cada membro é bastante relevante para o sucesso profissional dele e do time.

Se trabalharmos com a ideia de círculos, um gestor tem um Círculo de Poder sobre o time, pois há essa sensação de hierarquia e report de atividades e impedimentos.

Líderes, por outro lado, não necessariamente possuem pessoas embaixo deles. As habilidades de um líder acabam sendo de direcionamento de modo de pensar e motivação do time. Um líder é capaz de influenciar a tomada de decisões e inspirá-los para um caminho de sucesso.

O círculo de um líder, diferentemente e um gestor, é um Círculo de Influência, onde a questão da hierarquia não é necessariamente existe. É como um aconselhamento.

Uma forma interessante de saber se você é um líder ou um gestor é prestar atenção na quantidade de pessoas que vêm até você para se reportar e nas que vêm para procurar algum auxílio ou buscar um conselho.

E você? Já sabe onde se encontra? Tem a característica dos dois perfis?

Comente!

Comentário