Lanterna Verde

[dropcap]M[/dropcap]eu Deus! Que coisa horrí­vel! Não consigo acreditar que um filme com essa falta de qualidade tenha passado por diversas etapas de produção e ainda assim tenha chegado às salas de cinema. Depois de assistir o filme, toda insatisfação que tive com a Warner pelo adiamento da distribuição do filme no Brasil se foi.

Mas antes de falar mal vamos à breve sinopse. O filme conta origem do herói Lanterna Verde e como ele lutou contra o principal rival da tropa dos lanternas verdes, Parallax, pelo salvamento do planeta Terra.

Os breves primeiros minutos do filme contam um pouco da história da tropa dos lanternas verdes, protetores dos universos e guerreiros movidos pela força de vontade, e citam o aprisionamento de Parallax, entidade que absorve o medo dos seres para aumentar seu poder. Um “acidente” fez com que uma nave tripulada por 3 seres caí­sse no planeta-prisão de Parallax e absorvendo o medo desses tripulantes o vilão conseguira fugir.

Todos os personagens do filme, mesmo o protagonista Ryan Reynolds, são superficiais e têm motivações fracas, que não convencem. Talvez  quem esteja “menos pior” neste meio é o segundo vilão da trama, Hector Hammond, interpretado por Peter Sarsgaard. A mocinha pela qual o herói de apaixona é interpretada por Blake Lively, de Gossip Girl.

Outro ponto onde o filme deveria ser extraordinário e, na verdade, é medí­ocre é nos efeitos especiais. Desde o primeiro momento em que Parallax absorve o medo dos tripulantes até a ridí­cula máscara do herói. Só se salvam as armas montadas pelo anel do Lanterna, que já foram mostradas nos trailers e algumas cenas no planeta Oa. Se os efeitos foram mesmos feitos pelos estúdios da Sony acho que eles ainda têm muito o que aprender com a WETA (Senhor dos Anéis, Planeta do Macacos: a Origem) e a Marvel (Thor e Capitão América).

A ausente direção é do Neo Zelandês Martin Campbell, conhecido pelo bom Casino Royale e pelo ruim A Máscara do Zorro. Dessa vez a mão estava completamente errada. Não houveram diálogos, tomadas de efeitos especiais ou cenas de ação que tenham exigido algum trabalho do diretor.

Um herói tão interessante e versátil poderia ter sido muito melhor aproveitado. Torço fortemente para que tenhamos um remake, ou no mí­nimo uma continuação de qualidade, para popularizar o herói nos cinemas. Ainda mais se a DC tem a pretensão de lançar um filme da Liga da Justiça, mas sobre este filme poupem o dinheiro e passem longe das salas de cinema que estiverem passando esse filme.

[learn_more caption=”Ficha Técnica”]Tí­tulo Original: Green Lantern

Direção: Martin Campbell

Ano: 2011

Elenco: Ryan Reynolds, Blake Lively, Peter Sarsgaard, Tim Robbins e Mark Strong[/learn_more]

Deixe um comentário