30 Minutos ou Menos

Jesse Eisenberg e Ruben Fleischer se dão bem. Primeiro foi o divertido Zumbilândia, que vai virar série de TV, e agora 30 Minutos ou Menos (30 Minutes or Less, 2011) comédia sem sentido que diverte.

No filme, um cara decide matar o seu pai para herdar uma fortuna e portanto decide contratar um assassino profissional para fazer o trabalho. Para pagar pelo serviço ele decide forçar um qualquer (Jesse Eisenberg) a assaltar um banco e arrecadar o dinheiro.

O roteiro é o primeiro de autoria de Michael Diliberti e mostra bem de quais fontes ele se inspirou para escrevê-lo.  Tudo que se espera de uma comédia desse naipe esta lá: as motivações bizarras, o amigo estranho, a mocinha, os vilões bobos e o mauzão. O filme exagera em algumas cenas e flerta o tempo todo com o besteirol, bem ao estilo de Se Beber Não Case e Quero Matar Meu Chefe.

O papel de Eisenberg é bem parecido com o de Zumbilândia, apenas as motivações são diferentes. Danny McBride, que nesse tipo de filme está em casa (vide exemplos em Sua Alteza, em que é roteirista e também atua), e Nick Swardson, o atual queridinho de Adam Sandler, formam a dupla de amigos vilões do filme, com uma sinergia tí­pica de quem está acostumado a trabalhar em comédias.

Os holofotes vão para Aziz Ansari (da série Parks and Recreations), que interpreta o amigo indiano do protagonista, que tem uma grande parcela no divertimento causado pelo filme. As caras e bocas feitas pelo ator intercaladas com a nada convencional ordem de prioridades do personagem são um bom contraponto ao filme.

Ruben Fleischer não teve muito trabalho para dirigir este filme. Apesar de atores que não fazem parte do A-Team de Hollywood, todos, inclusive Jesse Eisenberg, tem a comédia como parte do seu dia-a-dia.

Lembre-se: aqui no Brasil, 30 Minutos ou Menos sai direto em DVD/Blu-ray e tem data de lançamento para 6 de dezembro de 2012. Uma pena não ter ido para as salas de cinema, mas em um ano com tantos lançamentos nesse nicho alguns tem que ficar de fora.

Fica a dica: alugue e divirta-se em casa.

Deixe um comentário