Noite de Ano Novo

Um elenco gigantescamente carismático e um tema que mexe com o público devem ser sinônimo de sucesso.

Noite de Ano Novo (New Year’s Eve, 2011) é o segundo filme da parceria de Garry Marshall com o estúdio New Line Cinema. É um “repeteco” de Idas e Vindas no Amor (Valentine’s Day, 2010), só que ao invés de celebrar o dia dos namorados, o feriado dessa vez é a véspera de ano novo.

Como no filme anterior, são apresentados diversos personagens, em diversas histórias e enredos que eventualmente podem se cruzar ou levar o espectador a concluir o óbvio e se surpreender com os ganchos no roteiro. Como eixo central da história está a queda da bola na Times Square, em Nova York.

Além da Times Square, outros cenários da trama são uma maternidade onde há uma disputa para saber qual o nenê será o primeiro de 2012 e receberá um grande prêmio em dinheiro. A área de tratamento intensivo de um hospital onde se acompanha o sofrimento e o último desejo de um moribundo. Uma festa de ano novo de uma grande empresa. Um elevador, e é claro, as ruas de Nova York.

A lista de nomes é enorme: Sarah Jessica Parker, Josh Duhamel, Abigail Breslin, Zac Efron, Robert DeNiro, Hillary Swank, Sofia Vergara, Jon Bon Jovi, Ashton Kutcher, Lea Michelle, Katherine Heigl, Jessica Biel, Halle Berry e Michele Pfeiffer. Esta última fisicamente bastante diferente. Devo dizer que só me dei conta que era realmente ela na metade do filme. Com uma lista tão grande de nomes (sem contar os que não foram citados por terem papéis menores) e um tempo curto de tela, não é possí­vel ter interpretações dignas de premiações, mas Michele Pfeiffer certamente comove quanto aparece.

Dirigir diversas histórias, montá-las e editá-las de forma que façam sentido e não permitam o público esquecer os personagens e suas motivações é um trabalho complicado e Garry Marshall, o fez de forma básica. Houveram alguns momentos onde os cortes entre tramas eram rápidos, não deixando o espectador criar um ví­nculo com os personagens, mas estes poucos momentos não estragam o trabalho do diretor.

No geral, Noite de Ano Novo é um filme simples, bem fechadinho no formato de micro-histórias que promove, e é bastante comovente com suas tramas, que são capazes de fazer rir e apenas minutos depois emocionar e encher os olhos de lágrimas.

Deixe um comentário