Desabilitando a Central de Notificações do Mountain Lion

O Mountain Lion foi lançado em julho desse ano e uma das suas principais “inovações” implantadas pela Apple foi a Central de Notificações. Essa nova funcionalidade certamente casa com a estratégia da empresa de continuar no caminho de convergência de seu sistema operacional para computadores, o OS X, com o iOS, para sua plataforma móvel (smartphones e tablets).

Apesar de uma idéia interessante, na prática a Central de Notificações não tem muita utilidade. A adoção da plataforma pelos aplicativos desenvolvidos para o OS X não foi tão grande e a Central fica servindo apenas para registros de finalização de downloads ou novas menções e seguidores no Twitter.

Eventualmente, o í­cone da Central na barra de menu superior acaba atrapalhando ao invés de ajudar. Então que tal desabilitar a Central de Notificações e remover o í­cone? O procedimento é simples. Em uma janela do Terminal digite o comando abaixo.

[cc lang=’bash’ ]launchctl unload -w /System/Library/LaunchAgents/com.apple.notificationcenterui.plist[/cc]

Esse comando remove a Central de Notificações da listagem de serviços a serem inicializados com o SO. Agora é só necessário finalizar a execução da instância atual do serviço. Para isso, ainda na janela do Terminal, digite o comando abaixo.

[cc lang=’bash’ ]killall NotificationCenter[/cc]

Pronto! Tudo removido. Você está livre das notificações e ainda economizou um pouquinho de CPU e memória da sua máquina.

Habilitando a Central de Notificações

Se arrependeu de ter removido a Central de Notificações? Não tem problema. Para habilitá-la o procedimento é igualmente simples. Digite o comando abaixo em uma janela do Terminal, para adicionar o processo à listagem de serviços a serem iniciados junto com o Mountain Lion. Depois disso é só reiniciar seu Mac.

[cc lang=’bash’ ]launchctl load -w /System/Library/LaunchAgents/com.apple.notificationcenterui.plist[/cc]

Até a próxima!

Deixe um comentário