O Google Reader vai morrer! Veja algumas alternativas de leitores RSS

O Google tem um sério problema! Como é uma empresa que quer atirar para todos os lados, lança serviços atrás de serviços e não consegue fazê-los popular ou melhores que os concorrentes que existem por aí­. Já vimos isso acontecer com o Google Buzz, Google Desktop e Google Wave.

Agora foi a vez do ótimo Google Reader. O serviço para leitura e concentração de feeds RSS será descontinuado em julho desse ano e tudo aquilo que você tinha cadastrado por lá vai levar o farelo (o mesmo que será perdido).

Não se sinta órfão. A internê dispõe de várias alternativas gratuitas e premium para continuar prestando o serviço que será deixado de lado pelo Google. Veja algumas dessas opções e escolha a que mais se adéqua à sua necessidade.

NewsBlur

gr02

É interessante porque permite importar seus feeds já cadastrado no Google Reader sem a necessidade de exportá-los antes. O processo é um pouquinho demorado dependendo da quantidade de inscrições que você possui.

The Old Reader

gr01

O The Old Reader foi criado por saudosistas da versão anterior do leitor do Google, portanto se você já usa o Reader a algum tempo vai se familiarizar com esse serviço rapidamente. Da mesma forma que a opção anterior, é possí­vel importar as subscrições diretamente do serviço do Google sem ter que exportá-los.

Uma grande desvantagem, pelo menos no meu ponto de vista, é que só permite o cadastro através do uso de uma conta do próprio Google ou do Facebook.

Feedly

gr04

Se você já se acostumou a ler suas notí­cias em um esquema de jornal, como o apresentado pelo Flipboard, o Feedly é a opção para você. Tudo isso dentro do seu browser e com a possibilidade de instalar o app em seu smartphone (iPhone e Android) e continuar a leitura sincronizada  nas notí­cias em qualquer lugar.

Uma ótima opção com design interessante e, devido ao recente anúncio de descontinuação do Google Reader, está possibilitando aos usuários sugerir funcionalidades para tornar essa migração menos dolorosa.

__

Todas essas opções são gratuitas e podem oferecer um plus a mais por uns trocados, mas ainda assim são excelentes alternativas ao agonizante Google Reader.

Se você tem outras sugestões manda aí­!

Deixe um comentário