O método Pomodoro de gerenciamento de tempo

Hoje em dia vivemos em mundo onde a quantidade de informações que recebemos é tão volumosa e chega na gente mesmo sem solicitarmos. Dessa forma, é muito difí­cil conseguir focar em alguma atividade por um tempo maior que 3 minutos sem algum tipo de interrupção.

Na década de 1980, o italiano Francesco Cirillo precisa arrumar uma forma de focar nas atividades que precisava fazer. Munido da única ferramenta que tinha em mão, um timer em forma de tomate, Francesco conseguiu aumentar a sua produtividade usando ciclos rápidos (mas não tão rápidos) de concentração. A cada 25 de foco constante na atividade ele tinha direito a 5 minutos de descanso. Esse ciclo é chamado de pomodoro. Cada 4 pomodoros dão direito a 15 minutos de descanso.

Ferramentas para facilitar o trabalho

No dia-a-dia de trabalho, ter um timer em forma de tomate em cima da mesa, não é muito profissional. Por conta disso foram desenvolvidos alguns aplicativos para nos ajudar e eles estão disponí­veis em todas as plataformas que a gente está acostumado a trabalhar. Na listinha abaixo estão alguns aplicativos:

Para o Mac, o aplicativo Pomodoro está disponí­vel na App Store. Ele é pago, mas é tão útil que vale a pena. Infelizmente ele não está disponí­vel em todos os paí­ses. Clique aqui. Para o Windows e Linux, tenho tido bastante sucesso com o Tomighty, desnvolvido em Java e distribuí­do gratuitamente, pode ser encontrado clicando nesse link.

O método também está disponí­vel em plataformas mobile. Para o iOS existem diversas opções, mas uma que me agradou bastante foi o Promodoro. Vale os US$ 0,99. Clique aqui. Para Android, o que ainda está verde de maduro, mas se mostra bastante promissor é o Promodroido. Ele é gratuito e pode ser baixado clicando aqui.

__

E é isso! Experimente a técnica e ganha um pouco mais de produtividade no seu dia-a-dia. A única interrupção que o método não consegue te proteger são das pessoas que vêm te chamar para uma rápida reunião.

 

Deixe um comentário