DevOps – Colaboração entre Desenvolvimento e Infraestrutura

Recentemente, no mundo de TI está surgindo um movimento que prega uma maior integração para colaboração entre as as diversas áreas envolvidas no processo de criação e disponibilização de software dentro das empresas. Esse movimento é conhecido como DevOps e os principais nomes envolvidos são Gene Kim, John Allspaw, Paul Hammond, Andrew Shafer, John Willin e Eric Ries.

DevOps é uma amálgama do termo Desenvolvimento (Development, em inglês) com Operações de TI (IT Operations), mas não engloba somente essas disciplinas. No processo integral de criação/desenvolvimento de software temos também as disciplinas de QA (Quality Assurance) e Segurança da Informação. Estas também são parte importante do conceito de DevOps.

Uma questão importante quando se está idealizando (e disponibilizando) uma nova aplicação e/ou serviço é o tempo que todo esse processo leva até atingir um ní­vel de maturidade capaz de chegar ao mercado. O DevOps tenta reduzir o tempo dessas “entregas” para  rapidamente avaliar os resultados e propor ajustes nos desenhos da solução, baseando-se no conceito de MVP (Minimum Viable Product) do modelo Lean.

devops02

E por que não considerar somente o modelo Lean ao invés do DevOps? A resposta é simples: DevOps também se preocupa com uma entrega com qualidade, que deve ser atestada através dos testes de QA e uma entrega de infraestrutura fortemente automatizada, com criação e disponibilização de servidores, sejam eles fí­sicos, virtuais ou na nuvem, como parte integrante do deploy da aplicação.

Em próximos posts falarei mais sobre DevOps e como ele pode reduzir o grande gap de tempo e qualidade entre a área de negócios, onde as necessidades são criadas, e os clientes, onde o valor é entregue.

Deixe um comentário