O Fast Company compilou um texto interessante sobre como escrever pode fazer você ter uma vida melhor e mais produtiva. Esse post é um resumo traduzido deste artigo.
1. Escrever limpa a bagunça da sua mente
O autor David Allen defende que o cérebro foi feito para processar a informação e não para armazená-la. A função de armazenamento pode facilmente ser realizada por um bloco de papel ou mesmo algumas notas no seu smartphone. Ao invés de queimar seus neurônios pensando no que precisa ser feito, é melhor pensar em COMO fazer a próxima atividade.
2. Escrever faz você criar um banco de conhecimento
Pessoas produtivas tomas notas. Se alguém está te passando algum conhecimento, fazer anotações sobre o assunto faz com que você foque sua atenção no que está por vir, ao invés de pensar no que foi dito. Como diz um provérbio chinês, “Nenhuma memória é tão boa quanto um pouco de tinta.”
3. Escrever te ajuda a perceber sua própria evolução
A diretora de pesquisa da Harvard Business School descobriu que as pessoas se sentam mais comprometidas, mais produtivas e tem um senso de sentido com seu trabalho, se tomarem nota das suas realizações, por menores que sejam. Esse fato é conhecido como Princípio do Progresso: quanto mais consciente de seu progresso mais comprometido e envolvido você estará.
4. Escrever te ajuda a entender sua vida
Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram que escrever sobre sua vida faz você organizar seus pensamentos e encontrar algum significado nas suas experiências, por mais traumáticas que sejam. Entender sua própria vida é fundamental, pois quanto mais lições consegue-se apresender das dificuldades, mais resiliente você será frente aos problemas. Muitas vezes, as pessoas mais felizes têm os trabalhos mais complicados.
5. Escrever te ajuda a ser mais sábio
Escrever sobre a vida te ajuda a estudar suas emoções e a entendê-las. Uma das recomendações de um vencedor do prêmio Nobel para ser uma pessoa de sucesso: compre um caderno de anotações.
__
Era isso. Adeus!