Qual a diferença entre Eficiência, Eficácia e Efetividade?

No mundo corporativo os colaboradores são muito cobrados para serem mais eficientes, mais eficazes e mais efetivos. Mas será que eles (ou você) sabem exatamente o que quer dizer cada um desses termos?

Poderí­amos ir atrás de algumas definições de dicionário para cada um desses termos, mas eu acho que é mais interessante citar algumas palavras chaves que lembram os conceitos e, se possí­vel citar algum exemplo para solidificar o aprendizado.

Eficácia

Em termos mais simples, uma pessoa eficaz é aquela que está focado no resultado. Chegar ao objetivo final e não se preocupar se está fazendo a coisa da melhor forma.

Em uma corrida de Fórmula 1, um piloto eficaz cruza a linha de chegada nem que seja passando pelo gramado ou desviando do percurso original da pista. O importante é terminar a corrida.

Eficiência

Quando pensamos em eficiência, o que temos que ter em mente é o foco no processo, na forma como chegaremos ao resultado. Para sermos eficientes, temos que chegar no resultado usando a menor quantidade de recursos possí­veis, com uma produtividade acentuada.

Um exemplo de eficiência é o planejamento para percorrer o caminho mais curto e menos dispendioso para chegar ao ponto final. Em uma corrida de Fórmula 1, é fazer o percurso em linha reta, sem desvios e mantendo o controle para evitar o consumo excessivo de combustí­vel.

Efetividade

Esse termo é um pouco mais abstrato, mas uma forma de entendê-lo corretamente é pensar no atendimento das expectativas. É fazer um trabalho para chegar ao resultado final e esse resultado é exatamente o que era pretendido pelo cliente, atendendo suas necessidades e, sempre que possí­vel, superando-as.

Voltando ao exemplo da corrida, um piloto efetivo é aquele que consegue cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, fazendo o melhor percurso possí­vel e surpreende quebrando o recorde do circuito.

__

Um ponto que considero importantí­ssimo! Para os viciados em produtividade a eficiência é o caminho, mas se a mira estiver apontando para o alvo errado, o resultado pode ser *bem* pior que o esperado. Por isso, antes de sair realizando as atividade igual a um maní­aco, um momento de reflexão e planejamento para saber se o objetivo é o correto não fará mal nenhuma.

Era isso!

Deixe um comentário