Infelizmente, corporativamente o email é ferramenta importante de trabalho de quase todo mundo.
Requisições, solicitações, pedidos, confirmações, formalizações e outros temas acabam sempre decolando ou pousando em sua caixa de entrada do email, e você é sempre cobrado por ler e responder essa ~refinada~ peça de trabalho, então nada mais justo que ter algumas ferramentas que tornem esse trabalho mais produtivo, certo?
Considerando as necessidades básicas do dia a dia e o pré-requisito de que o cliente de email tem que poder sincronizar tanto com o GMail, que uso para fins pessoais, quanto com o Exchange, que a empresa que trabalho escolheu para seu servidor do email, escolhi 3 opções para esse fim. No final, tem um app bônus que gostei de usar, mas não atende os requisitos da avaliação.
Boxer

Já adianto que este é meu cliente de email atual.
Um sério problema que tenho com o Boxer é na integração com meu calendário. Convites não são apresentados corretamente, especialmente aqueles vindos do Exchange. É preciso adivinhar que determinado email é um invite para uma reunião e aí sim tomar a ação de aceitar ou negar o convite. Isso muitas vezes é um pé no saco considerando a quantidade de reuniões que temos que aceitar diariamente.
Com suas diversas integrações, inclusive com um controle de lista de tarefas, o Boxer é uma boa opção para quem usa a caixa de email como controle de atividades, pois te permite colocar alguns emails na geladeira enquanto não chega a hora de tratá-los.
O Boxer é um app pago, mas vale quanto custa, especialmente porque usa o ActiveSync para fazer a sincronia com os servidores Exchange e a Microsoft cobra (bem caro) por isso. Está disponível para iOS e Android.
Mailbox

Durante algum tempo o Mailbox foi minha opção como cliente de email principal, ele é da mesma equipe de desenvolve o Dropbox e por isso tem uma das melhores integrações com esse serviço.
Com uma interface bastante simples, é possível dar cabo de todos os emails com alguns poucos swipes. E se você chegar ao Inbox Zero, como recompensa você aprecia alguns screenshots relaxantes!
Assim como o Boxer, é possível colocar seus emails para “dormir” enquanto não é possível tratá-los. Assim como um em um passe de mágica, quando chegar a hora que você determinou, ele estará de volta na sua caixa de entrada como se fosse um novo email aguardando ação.
Uma das grandes vantagens deste é que ele é de graça, multiplataforma e, se você usa um Mac, também tem uma versão para OS X. Desse jeito, é possível dar o mesmo tratamento para seus emails independentemente de onde você esteja lendo, tudo isso usando o Dropbox por “debaixo dos panos”.
Apple Mail

No fim das contas, quem não tem cão caça com gato. O cliente de email nativo do iPhone tem uma excelente integração com os apps também nativos, como o Calendário. Isso por si só é uma feature fantástica.
No mais, é um app OK que já está lá mesmo quando você não foi atrás de um aplicativo para essa funcionalidade.
(Não preciso comentar que está disponível somente para iOS, certo?)
Bônus: Dispatch

O Dispatch é um app de email criado por e para os fãs/evangelistas/entusiastas do Inbox Zero.
Da mesma forma como os apps anteriores, é possível tomar as ações básicas de responder, encaminhar, deixar pra depois, com simples deslizares de dedo.
Um ponto forte do Dispatch é a integração com ferramentas de gerenciamento de atividades como o OmniFocus, Clear e o Asana. Outros aplicativos como browsers e apps do tipo “Read it Later” também estão na lista de integrações do cliente de email.
Simplicidade e adaptabilidade são as palavras chaves de do Dispatch, que é o cliente de email #1 para aqueles que curtem produtividade e não têm a limitação que eu tenho de trabalhar com o Exchange, pois como os próprios desenvolvedores atestam no site da ferramenta, eles não pretendem adicionar essa funcionalidade ao app.
—
E aí, qual app você vai escolher?