O guru Seth Godin tem um livro chamado Purple Cow, que é destinado a profissionais de marketing, empreendedores e designers de produtos que buscam entender o mercado atual em um cenário onde a quantidade de players é muito grande e a propaganda coloca quase todos em pé de igualdade.
Um dos temas que o livro toca é uma abordagem de mercado chamada de “Siga o Líder†onde as empresas esperam suas concorrentes consideradas líderes de mercado lançarem novos produtos e, em seguida, correm para lançar sua versão do produto.
Apesar livro focar em empresas, essa mesma abordagem pode ser usada em nossas carreiras. Seguir os passos de um profissional que é considerado referência dentro de sua empresa é um caminho certo para uma avaliação positiva, porém dificilmente vai te colocar em uma posição onde VOCÊ é a referência.
O livro cita, no caso das empresas, que o caminho para uma posição de liderança está em diferenciar-se das outras empresas, ou seja, ser uma Vaca Roxa fazendo parte de um rebanho de vacas malhadas pretas e brancas. O mesmo se aplica para a administração de sua carreira.
É bastante difícil ser diferente sem abraçar o risco, pois trilhar um outro caminho além do que já foi percorrido, eventualmente vai te fazer encarar obstáculos que nem sempre são fáceis de serem ultrapassados, mas são essas adversidades que vão te permitir mostrar suas habilidades e se diferenciar dos demais profissionais.
As críticas são os principais receios de quem pensa em se destacar. É uma preocupação válida e natural do ser humano, que sempre pensa em se proteger. Essa autoproteção é instintiva, mas mais te atrapalha do que te ajuda. Vença-a!