Buenos,
quem trabalha com desenvolvimento de software e conhece um pouco de banco de dados, como eu (não necessariamente nessa mesma ordem), não gosta das estruturas de banco de dados criadas pelos frameworks de RAD. Principalmente quando os nomes dos objetos como chaves primárias, índices, chaves estrangeiras e tabelas fogem dos padrões determinados, ou quando pior, não seguem nenhum padrão!
Atualmente eu tenho testado o framework Symfony e com ele foi a mesma coisa. Gera código de maneira bem rápida, ganhando produtividade, mas os nomes dos objetos de banco de dados não ficam bons, logo eu prefiro criar o banco de dados na mão e depois gerar o arquivo ORM, sem contar que aprendar a notação da YAML é uma coisa a mais pra “perder” tempo.
Preferi usar o Doctrine ao invés do Propel, dei uma rápida googlada e cheguei a conclusão de que eu seria mais produtivo e próximo da curva que o mercado está dando se eu usasse o primeiro, portanto cá estou.
Para o Doctrine, depois de criar o banco de dados, e esse devidamente configurado no arquivo database.yml, execute o seguinte comando:
[cce lang=”dos”]php symfony doctrine:build-schema[/cce]
Simples, né? O arquivo schema.yml gerado ficará dentro de <project-path>/config/doctrine/
Amplexos!
Fale amigo, pq nao usar rails? Pq o symfony e bem parecido com rails.
Fica a dica. 😉
CurtirCurtir
Oscar? PHP? Nãaaaao! Rsrsrsrs. Ótimo post meu amigo. Além do rails, tem tb o grails que faz coisa similar. Fica a dica 😉
Amplexos!
CurtirCurtir